segunda-feira, 28 de outubro de 2013

MCDocnald's despede 50... E???

McDonald's Portugal despede 50 funcionários
Trabalhadores concentraram-se em frente à loja do Colombo, em Lisboa

Por: tvi24 / LF    |   2013-10-25 15:59

                                              

Não percebo o alarido à volta desta notícia... 
Sim despede 50 para contratar 70.
Sim, nestes 50 há pessoas com 9, 6 e 3 anos e tal de casa... Um delas está em recuperação dum acidente de trabalho, não pode estar no atendimento e não pode alocada na área administrativa...
So what???? A RH da empresa já veio referir, por outras palavras, que pretendem fresh meat, com novas ideias, novas posturas comportamentais:
«Precisamos de pessoas qualificadas na abordagem ao cliente, o qual tem hoje necessidades diferentes, quer um tratamento mais atencioso. Os trabalhadores têm que ter uma competência comportamental nesta abordagem» (RH Mcdonald's) e,
«Vamos continuar a recrutar, abrir restaurantes e a dar formação»

Tendo tido a experiência do desemprego por 15 meses e ter 8 anos e meio de experiência em RH sei o seguinte:
- O trabalhador do 1º, 2º e 3º anos de trabalho não é o mesmo dos 4º, 5º, 6º, 7º...etc, etc... As pessoas acomodam-se, relaxam-se, algumas deixam de lado a ambição de ser e fazer melhor..Claro que, óbvia e felizmente, não é geral. E também é obrigação da empresa promover iniciativas que fomentem isto nas pessoas, o ser humano precisa e precisará sempre da cenourinha á frente do nariz para querer atingir determinadas metas.
- A questão do acidente de trabalho..1 ano de baixa, possivelmente sem qualificações suficientes para passar para a área ADMIN e possivelmente a empresa não necessitará mesmo de mais pessoas na área em questão.
- Não se falou em ordenados ou indemnizações por pagar..
- As rescisões serão por mútuo acordo.

Pergunto-me: E?????? 
Saem 50 entram 70, desses 70 certamente ficarão a longo prazo os ditos 50, com melhor formação, desempenho e exigência por parte da entidade patronal. Será esta uma notícia má? As pessoas hoje em dia têm é que ter uma coisa em mente... Quem tem um trabalho/emprego onde reúna o mínimo de condições, onde seja razoavelmente pago, onde receba atempadamente os seus direitos e tenha um ambiente/condições de trabalho admissíveis, agarrem-no com unhas e dentes, façam por garanti-lo e tornem-se indispensáveis e únicos e singulares. O trabalho que temos hoje e desprezamos ou desvalorizamos amanhã poderemos perdê-lo e depois nunca mais ou tão cedo não recuperarmos um semelhante.

P'lo menos é o meu ponto de vista. Não trabalhei nem trabalho no Mcdonald's, apenas defendo este ponto de vista de reciclagem necessária, quer uns gostem mais ou menos; este tipo de abordagens impede num curto-médio prazo que as empresas privadas fiquem equiparadas no que toca ao "perfil de trabalhador" das empresas públicas, apostando sempre na mudança e empreendedorismo. (falei bem agora, xiça...)


Beijinhos e abraços :)
Comentários
0 Comentários

Sem comentários:

Enviar um comentário